O ENSINO ATRAVÉS DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM
Sou Maria Tereza, professora e pró-reitora de ensino do UNIPTAN e faço parte do GEMAT, Grupo de Estudo em Metodologias Ativas. Em nossos encontros, preparamos módulos de capacitação para docentes, a fim de compartilhar com os colegas nossas reflexões.
Este módulo tem o objetivo central de fazer com que o docente do UNIPTAN
entenda um pouco mais sobre nossa proposta de ensino - trabalho com as
metodologias ativas de aprendizagem (aluno: centro do processo de ensinar
e aprender).
Leia o material com atenção, faça os exercícios e, se tiver dúvidas, busque
esclarecê-las!
Vamos juntos construir o conhecimento.
Vamos lá?

CURIOSIDADES
O UNIPTAN faz parte do Consórcio STHEM Brasil - Consórcio filiado à Universidade de Harvard através da LASPAU (Academic and Programs of the Americas), promovendo, anualmente, formação de docentes de universidades públicas e privadas brasileiras. No encontro de 2016, o foco das discussões foi metodologias ativas de aprendizagem.

A proposta ativa de aprendizagem tem foco no aluno e não no professor. O aluno deve: pesquisar, estudar, debater, resolver problemas, trabalhar em equipes, concretizar através de imagens (desenhos, por exemplo) o que aprendeu.
Acabam as longas explanações do professor e o ouvir passivo do aluno.
PAPEL DO PROFESSOR

Esclarecer dúvidas, direcionar o aluno, instigar o trabalho em equipe, promover habilidades de pensamento de ordem superior.
DÚVIDAS FREQUENTES

Passe o mouse para saber as respostas
O aluno acha que o professor não está dando aula
Sim
As metodologias ativas exigem o uso de ferramentas tecnológicas
Não
O que fazer para diminuir a sensação do aluno de que não está tendo aula?
Conscientizá-lo sobre a importância da metodologia ativa para a aprendizagem, falar sobre os renomados meios acadêmicos que adotam o modelo e, principalmente, preparar bem as aulas para que o aluno não ache que o professor está "enrolando".
SAIBA MAIS...

Vamos ler o texto abaixo e aprofundar nossos conhecimentos?
SAIBA AINDA MAIS...
Vamos assistir a um excelente vídeo de aproximadamente 14 min do Professor
José Manuel Moran - doutor pela USP.
Há uma outro vídeo de André Lemos - Universidade Federal da Bahia - que é também muito interessante! São apenas 5 min. Vamos lá?
ATIVIDADE
PRÁTICA
Professor, para fazer o teste a seguir, leia o material e assista aos vídeos. Estude antes de fazer as atividades.
Os exercícios só poderão ser feitos uma única vez. Então, capriche e acerte tudo!
Mas... eu posso trabalhar em sala de aula com metodologias ativa
sem o uso de tecnologia!
Aqui você terá uma série de sugestões de atividades para trabalhar com seus alunos na sua disciplina sem usar ferramenta tecnológica.


Quais as ferramentas tecnológicas que podem auxiliar o professor a fazer do aluno o centro do processo de aprendizagem?
Há vários outros módulos no site disponíveis para você fazer. Que tal fazer alguns desses módulos? Eles serão muitos úteis para sua rotina acadêmica.
A seguir, acesse o link e você encontrará uma breve descrição de ferramentas educacionais disponíveis gratuitamente e de fácil acesso.

Atualmente, há inúmeras ferramentas tecnológicas disponíveis que podem ser trabalhadas em sala de aula, facilitando, e muito, a vida do professor. Avaliações podem ser dadas através dessas plataformas, sem a necessidade de correção manual e com a possibilidade de o professor sanar dúvidas e reorientar seu trabalho imediatamente após a aplicação. Há ferramentas que aceitam a inserção de exercícios com textos longos, outras não, algumas permitem colocar imagens e outras não. Muitas
vezes, as atividades inseridas nessas ferramentas são bastantes úteis
para checagem de conceitos pontuais.
Professor, espero que tenha aprendido bastante com este módulo. Há muitas pesquisas sobre o assunto. Busque o conhecimento e aprimore cada vez mais suas práticas em sala de aula, fazendo com que seu aluno aprenda mais e mais.
Os professores elaboraram vários módulos para você. Há alguns que tratam de ferramentas tecnológicas testadas por eles, com dicas importantes.
Sabia que essas ferramentas podem facilitar e muito a vida docente? Que tal conhecê-las Você poderá elaborar exercícios e provas para seus alunos em aplicativos online.
Já pensou em não ter que corrigir tantas provas? E, ainda, você poderá ter feedback da turma imediatamente após a aplicação da da atividade e reconfigurar suas aulas.
Vamos fazer outros módulos?
REFERÊNCIAS
LEMOS, André. Educar na Cultura Digital. Disponível em < http://www.youtube.com/watch?v=hCFXsKeIs0w> Acesso em: 10 jan. 2017.
MORAN, José Manuel. Tecnologia e Educação. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ymu1YlOzVLc> Acesso em: 10 jan. 2017.
MORAN, José Manuel. Metodologias ativas para realizar transformações profundas no currículo. Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/transformacoes.pdf> Acesso em: 10 jan. 2017.
RAMAL, Andrea Cecília. O professor do próximo milênio. Disponível em: <http://www.saladeaulainterativa.pro.br/texto_0018.htm> Acesso em: 10 jan. 2017.